O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Catálogo Brasileiro de Teatro apresenta versão online com artistas nacionais e locais


Com mais de 20 ações, projeto idealizado pela Fred Soares Produções, está com inscrições abertas para  curso de dramaturgia com Marcio Abreu e convocação para montagem e exibição de espetáculo inédito

Serviço 
O Quê: Catálogo Brasileiro de Teatro – Curso Dramaturgias do hoje e do amanhã – com Marcio Abreu Quando: 10, 17, 24 de Fevereiro, 03 e 10 de Março, das 19h às 21h 
Liberação de acesso: palco@fredsoares.com.br 

Com uma programação que reúne artistas nacionais renomados como Eduardo Moscovis e Ana Lúcia  Torre (Norma), Renata Sorrah (em Renata Sorrah em Companhia), Débora Falabella e Yara de Novaes (Neste  Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante) e Otávio Muller (Questão de Falha), o Catálogo Brasileiro de Teatro  apresenta sua primeira versão digital e com uma programação totalmente gratuita após mais de 20 anos de  experiência devido a pandemia de Covid-19. 

A primeira ação do projeto é a Oficina “Dramaturgias do Hoje e do Amanhã” com com o ator, diretor  e dramaturgo Márcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, a ser realizado pelo Zoom todas às quartas feiras de 10 de fevereiro a 10 de março, das 19h às 21h, cujas inscrições para acesso a oficina devem ser solicitadas pelo email palco@fredsoares.com.br.

O evento conta ainda com uma programação baiana – Salvador e interior: Pele Negra, Máscaras  Brancas – da Cia Teatro da UFBA, A Travessia do Grão Profundo, os solos Medéia Negra, Criança Ferida, GbaGbe, Rosas  Negras, o infantil A Vaca Lelé, da Cia Baiana de Patifaria, e o espetáculo cênico-musical  #ComproVendoTrocoAmor. O Catálogo Brasileiro de Teatro contemplará ainda uma montagem inédita  produzida exclusivamente para versão digital (online ou exibição).

Reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, a versão online  do Catálogo traz artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro,  São Paulo, além de Salvador e cidades do interior da Bahia. Além dos espetáculos e artistas citados acima,  Tudo Que Cabe Em Uma VHS (Magiluth/PE) e Tá Tudo Treta e a Poesia Rege (Companhia do Tijolo/SP)  também integram a mostra nacional Tudo Que Você Quer Ver na Web.

Sob a direção de Paulo de Morais, da Companhia Armazém de Teatro, os interessados na montagem  devem enviar texto do espetáculo, argumento ou projeto cênico para o email palco@fredsoares.com.br, até o  dia 08 de Fevereiro, apresentando também informações acerca do elenco. A produção  contemplada receberá um prêmio para produção da montagem que terá sua apresentação de estreia em 28 de  Março no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.

Leitura
Haverá ainda uma leitura dramática do texto de Luiz Antônio Sena Jr, uma adaptação da obra Pequeno  Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro. Dirigido por Fred Soares, a encenação será feita pelas atrizes Denise  Correia, Ella Nascimento, Marcia Limma e Valdineia Soriano e revisita 10 lições breves que Djamila aponta  em seu livro para entender as origens do racismo e como combatê-lo. A exibição acontecerá dia 27 de Março,  em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.

Formação
Em sua versão digital, o Catálogo Brasileiro de Teatro realizado desde 2000 em Salvador pela Fred  Soares Produções realizará a ação formativa Pra Trocar Experiências que trará cursos, bate papos, oficinas e  aulas expositivas em fevereiro e março. O primeiro é o Dramaturgias do hoje e do amanhã, que se debruça  sobre as relações entre dramaturgia e encenação.

Para participar dos cinco encontros deste curso – 10, 17, 24 de fevereiro, 03 e 10 de março – de duas  horas cada os interessados devem se inscrever através do perfil do Catálogo no Sympla. O curso tem caráter  expositivo e abordará de maneira analítica, contextual e relacional um repertório dramatúrgico que traz as  principais criações de Abreu – PROJETO BRASIL, Preto, Nós e Outros – e de autores como Paulo Leminski,  Hanoch Levin, Grace Passô, Alexandra Badea, entre outrxs.

Além do curso de dramaturgias, o Catálogo Brasileiro de Teatro traz a aula expositiva “Trajetória vocal  de uma atriz”, com Laila Garin; bate papo sobre “Teatro, Tecnologia e Presença Remota”, com Mariana Lima  Muniz; “Desconstruindo o Teatro real para o Digital”, com a participação das atrizes Debora Falabela e Yara  de Novaes. 

O Catálogo Brasileiro de Teatro conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

TODOS OS ESPETÁCULOS FICARÃO DISPONÍVEIS 24H, a partir das 20h do dia abaixo, COM EXCEÇÃO DE “QUESTÃO DE FALHA”, QUE OCORRERÁ AO VIVO ÀS 21H30, E “TUDO QUE CABE NUMA VHS”, INTERATIVO E EM HORÁRIOS DIFERENTES POR ESPECTADOR. O infantil A VACA LELÉ será disponibilizado a partir das 15h.

07/02 – FINAL DE INSCRIÇÕES PARA MONTAGEM TEATRAL
10/02 – OFICINAS “DRAMATURGIAS DE HOJE E DO AMANHÔ COM MARCIO ABREU
12/02 – RESULTADO MONTAGEM TEATRAL

19/02 – ESPETÁCULO ONLINE “LUGAR DE FALHA”
20/02 – ESPETÁCULO ONLINE “LUGAR DE FALHA”
21/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “EU VEJO VOCÊ, ROSAS NEGRAS” 

26/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “PELE NEGRA, MÁSCARAS BRANCAS” 
27/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “RENATA SORRAH EM COMPANHIA”
27 E 28/02 – ESPETÁCULO INTERATIVO “TUDO QUE CABE NUMA VHS”
28/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “GBAGBE”

05/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “NORMA” 
06/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “#COMPROVENDOTROCOAMOR”
07/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “TÁ TUDO TETRA E A POESIA REGE”

09, 10, 11 E 12/03 – OFICINA “TEATRO, TECNOLOGIA E PRESENÇA REMOTA” COM MARIANA LIMA MUNIZ

12/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “MEDEIA NEGRA” 
13/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “NESTE MUNDO LOUCO, NESTA NOITE BRILHANTE”
14/03 – BATE PAPO “DESCONTRUINDO O TEATRO REAL PARA O DIGITAL” COM DEBORA FALABELLA 

18/03 – AULA EXPOSITIVA “A TRAJETÓRIA VOCAL DE UMA ATRIZ” COM LAILA GARIN
19/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “CRIANÇA FERIDA”
20/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “A TRAVESSIA DO GRÃO PROFUNDO”
20/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO INFANTIL“A VACA LÉLÉ”

27/03 – EXIBIÇÃO LEITURA DRAMÁTICA “PEQUENO MANUAL ANTIRRACISTA”
28/03 – EXIBIÇÃO MONTAGEM TEATRAL

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *