O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Dia Nacional da Saúde: o que comemorar?

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, data de nascimento do médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz (1872 a 1917), reconhecido pelo combate às epidemias brasileiras no século XX. Este ano, marcado pela pandemia do novo coronavírus, que vem dizimando milhões de vidas em todo o planeta, como comemorar esse dia, criado no Brasil para promover a conscientização sobre a importância da educação sanitária? Segundo a gerente de Operações Médicas do Grupo Vitalmed, Diana Serra, “o momento é de lamentar as mortes por Covid-19 e de intensificar os cuidados de prevenção e para evitar a disseminação de todo o tipo de vírus e bactérias”.

 

A doutora Diana ressalta que o dia deve ser ainda mais lembrado e o seu objetivo reforçado. “É preciso continuar conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde do corpo e da mente e de contribuir também para o cuidado com o outro. Hábitos de higiene, como o de lavar as mãos com água e sabão com frequência; de usar máscara e álcool em gel a 70%, quando não tiver onde lavar as mãos, e o respeito ao distanciamento social são fundamentais para o enfrentamento das doenças infecciosas virais e bacterianas”, alerta.

 

Foto divulgação


Lavar as mãos parece algo simples, né? Essa atitude simples pode manter os vírus e bactérias afastados e evitar muitas doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem correta das mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. Além disso, a médica ressalta sobre a importância de uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas, de boas noites de sono e o abandono de hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo.

 

De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo. “É necessário parar de fumar ou poderá contrair mais de 50 tipos de doenças, a exemplo de câncer de pulmão, de boca e de faringe, infarto, derrame cerebral e outras doenças cardíacas”, orienta a médica.

 

Se precisa de uma motivação para ter hábitos mais saudáveis, como se exercitar, aproveite o Dia Nacional da Saúde e mexa-se. Mesmo dentro de casa é possível manter o corpo em movimento. “A atividade física é boa para o corpo e para a mente, reduz o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipo II, alguns tipos de câncer, além de prevenir a hipertensão arterial, o ganho de peso, problemas nos ossos e promove o bem-estar geral, reduzindo o estresse, a ansiedade e ajudando a ter um sono melhor”, afirma a doutora Diana com a segurança de quem sabe e ajuda a cuidar de outras vidas.

 

Fabio Almeida

Tenho 38 anos, nascido em Salvador/Ba, um soteropolitano nato. Jornalista de profissão sigo o compromisso e responsabilidade com a verdade e apuração dos fatos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *