Foto divulgação |
FUGA DE PRETORIA (Escape from Pretoria, 2020, Reino Unido, Austrália) de Francis Annan (Woyzeck, 2010), baseado no livro “Inside Out: Escape from Pretoria Central Prision” de Tim Jenkin, mostra a emocionante fuga de dois homens comuns, ativistas antiapartheid, Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), da prisão de segurança máxima de Pretória, no período marcado como a época de maior tensão e injustiça racial vivida na África do Sul, o Apartheid. O drama biográfico, que faz parte das produções próprias e exclusivas Particular Crowd, com a marca TNT Original, chega aos cinemas com distribuição Cinecolor do Brasil. O longa estreia nos cinemas do Rio de Janeiro dia 1º de outubro e continua com exibições em outras cidades.
Em 1978, Tim Jenkin e Stephen Lee foram presos acusados de terrorismo por trabalharem na divulgação de panfletos para o ANC (African National Congress) de Nelson Mandela, considerado um partido clandestino no país. Sentenciados, foram enviados para a prisão de segurança máxima de Pretoria, onde iriam cumprir suas longas penas. Para escapar do local, a dupla desenvolveu um plano de fuga audacioso, abrir 10 portas de aço utilizando chaves produzidas em madeira.
Sinopse:
Fuga de Pretoria mostra a verdadeira história de Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), jovens sul-africanos brancos que carregavam a marca de “terroristas” e foram presos em 1978 por trabalharem em operações secretas para o ANC, proibido partido de Nelson Mandela. Encarcerados na Prisão de Segurança Máxima de Pretória, eles decidem enviar uma mensagem clara ao regime do Apartheid. Com engenhosidade de tirar o fôlego, vigilância meticulosa, planejamento detalhado e a produção de chaves de madeira, projetadas para abrir 10 portas de aço, eles foram em busca da liberdade. Além da emocionante fuga, o filme relata a vontade de dois jovens em lutar pela defesa dos direitos de uma maioria da população que era oprimida e injustiçada pelo regime.
Ficha técnica
Título Original: Escape from Pretoria
País: Reino Unido / Austrália
Gênero: Biografia/Drama/Thriller
Duração: 1h46
Direção: Francis Annan
Roteiro: Francis Annan e L.H. Adams
Elenco: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart e Mark Leonard Winter
Distribuição: Cinecolor Films Brasil
Sobre a Cinecolor do Brasil
Presente no país desde 1998, a Cinecolor do Brasil faz parte do Grupo Chilefilms, que atualmente é líder em serviços audiovisuais na América Latina, e a única empresa presente no México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Brasil. A empresa possui quatro ramificações: Cinecolor SAT (distribuição de conteúdo via satélite), Cinecolor Films (coprodução, produção, distribuição para cinema e home vídeo), Cinecolor Digital (pós-produção) e licenciamento. O escritório, no Brasil, é localizado na Bela Vista/SP. Site oficial: www.cinecolordobrasil.com.br / Redes Sociais: Facebook: @cinecolorfilmsbrasil e Instagram: cinecolorfilmsbrasil.
SOBRE A WARNERMEDIA
A WarnerMedia é uma empresa líder em mídia e entretenimento que cria e distribui conteúdo premium e popular de uma variedade diversificada de talentosos storytellers e jornalistas para o público global através de suas marcas, que incluem: HBO, HBO Now, HBO Max, Warner Bros., TNT, TBS, truTV, CNN, DC Entertainment, New Line, Cartoon Network, AdultSwim, Turner Classic Movies e outros. A WarnerMedia faz parte da AT&T Inc. (NYSE:T).
SOBRE PARTICULAR CROWD
Particular Crowd é o selo de filmes originais da WarnerMedia. Com um catálogo de 30 filmes já realizados e outros em produção para obter mais 60 títulos em 2020, o selo traz filmes em inglês de vários géneros: comédia, comédia romântica, terror, suspense e filmes adolescentes e familiares. É uma divisão de produção que visa proporcionar histórias atrativas para o público em uma ampla variedade de plataformas, incluindo TV linear (TNT e SPACE), cinemas, festivais e espaços digitais. Alguns filmes também estarão disponíveis em episódios seriados nas redes sociais. Com sede em Los Angeles, a Particular Crowd possui acordos de desenvolvimento, cofinanciamento e produção com grandes empresas. Além disso, busca descobrir novos talentos para fornecer acesso e oportunidades para a próxima geração de cineastas.