Fantasiados de sorrisos, idosos do Abrigo Dom Pedro II, unidade gerida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), tornaram o Camarote Acessível, neste sábado (23), no Campo Grande, mais alegre, animado e cheio de brilho.
Com adereços coloridos , a dupla da animação, conhecida como Maria Lúcia Peçanha e Heloísa Portela, 73 e 88 anos, respectivamente, não escondia a euforia em aproveitar e reviver momentos da folia momesca.
“Estava contando as horas. Eu adoro carnaval e esse camarote é muito massa”, disse dona Maria.
“Isso tudo me alegra tanto, me sinto segura e feliz. Às vezes, parece até que sou aquela jovem de antigamente, que curtia todos os dias de carnaval “, disse a senhora Helô, enquanto esbanjava disposição.
A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, que presenciou de pertinho o entusiasmo dos idosos, afirma que “esse é o Carnaval dos Carnavais, uma festa democrática, inclusiva e acessível a todos. Além de proporcionar segurança e conforto ao público, durante os dias da festa, o Camarote Acessível estimula a alegria e o respeito às diferenças”, disse.
Para a gerente do equipamento socioassistencial da secretaria, Valéria Souza, a participação e presença dos acolhidos no espaço é importante. “Eles sentem que estão aproveitando a vida. Momentos de lazer como esse, contribui para o envelhecimento ativo e saudável deles, e na melhoria da qualidade de vida”, conta.
Além do som dos trios, a participação da banda de música da Guarda Civil Municipal de Salvador agitou, ainda mais, a folia no camarote da secretaria.