O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Maracatech mistura ancestralidade de ritmos com o que há de mais moderno e tecnológico

“A junção do santista Guidola, do manauara João Feijão e do mineiro Fel C resultou em uma das bandas mais criativas e inspiradoras para a segunda década do século XXI. Maracatech. Como bem indica o nome, ela mistura a ancestralidade de ritmos como maracatu, baião, forró, carimbó e o manguebeat, com o que há de mais moderno e tecnológico, com uma linguagem atual e inovadora. A ideia é propor uma universalização da música brasileira, dando continuidade ao que fizeram, em suas respectivas épocas, os tropicalistas e os manguebeats.

A banda surgiu de um projeto de faculdade, mas não tem nada de acadêmica. Muito pelo contrário. Maracatech se propõe a ser extremamente popular, mas com um olhar totalmente voltado para a tecnologia e a inovação, retratando e dialogando com os jovens de hoje. Os integrantes se conheceram no curso de Produção Fonográfica do Centro Universitário Belas Artes, na Vila Mariana, em São Paulo.

No primeiro ano, em 2018, Fel C criou uma base para uma apresentação da faculdade e pediu a João Feijão para colocar letra e voz. Guidola se juntou a eles cuidando dos arranjos. E assim estava pronto o Maracatech e a primeira canção “Esperança”, um avassalador cartão-de-visitas que fez com que colegas e professores delirassem com a qualidade musical alcançada.

Maracatech é o fruto da união de três jovens talentosos – o DJ e produtor musical Fel C, o vocalista e letrista João Feijão e o multi-instrumentista Guidola –, vindos de lugares diferentes do imenso Brasil, dos quais trouxeram predileções musicais distintas e variadas. Maracatech tem a cara do País, com sua diversidade e sua mistura do regional com o internacional.

O reconhecimento foi imediato e, ao longo da faculdade, eles trataram de se aprimorar e entrosar ainda mais, criando novas composições. Em 2019, foram convidados para tocar em bares, festivais e projetos online. E, em seguida, o contrato assinado com o selo Maynard Music e com a produtora Rockambole revelou o que parecia mais do que evidente – um belo percurso que começa a ser percorrido profissionalmente agora, mas, com certeza, demonstra ter um futuro promissor. Basta conferir o videoclipe da música “Esperança”, que teve sua estreia em 26 de julho de 2020, para comprovar.”

Foto divulgação
A música de lançamento da banda Maracatech traz inovadores componentes eletrônicos, arranjos surpreendentes e uma letra que abre espaço ao debate de uma questão enraizada em diversas sociedades, ao mesmo tempo que resgata traços essenciais da nossa cultura brasileira e fala sobre um sentimento inesgotável.  

Buscando dentro das culturas, sons mais únicos que trouxessem a característica brasileira, mas sem perder a timbragem do eletrônico, “Esperança” traz uma base de techno com percussão de maracatu e baixo de baião – misturando os ritmos regionais entre si com as vertentes da música eletrônica.

A arte é uma ferramenta muito importante para lutar contra todo o tipo de preconceito, por isso, a música também passa uma mensagem de respeito e resistência. Embora ela tenha sido composta já há algum tempo, se encaixa tanto no momento atual, quando o único sentimento que não pode deixar de existir é a esperança. 

O videoclipe de “Esperança” conta com a produção executiva da Rockambole. Direção criativa e finalização por Gabriel Hand.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *