O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Mestre Gajé será o primeiro homenageado do Projeto “Capoeira em Quadrinhos”

Reconhecer o trabalho dos grandes mestres de capoeira da Bahia e promover a salvaguarda, o resgate, a preservação e a valorização da cultura popular presente nessa importante manifestação cultural. Esses são os objetivos do Projeto de Educação Patrimonial “Capoeira em Quadrinhos”, que lançará virtualmente a primeira edição de uma série de revistas temáticas no dia 19 de maio, a partir das 19 horas, através de uma live no instagram (@cerqueiraproducoes). O projeto consiste em uma série de revistas em quadrinhos que reúnem histórias da vida de grandes mestres baianos de capoeira, por meio de uma abordagem artística, lúdica, informativa e educativa.

Fruto da parceria entre a Cerqueira Produções e a ColeCult – Coletivo Cultural e idealizado pelos produtores Fábio Cerqueira e Dayse Simplício, o projeto vai prestar homenagens a grandes personalidades da capoeira. O homenageado da primeira edição será o renomado mestre José Izidro de Carvalho, conhecido como “Mestre Gajé”, que este ano completa 70 anos de vida, mais de 50 deles dedicados à prática da capoeira. “A revista apresenta, por meio de relatos pessoais, contos e histórias reais, fatos marcantes da vida do mestre narradas por ele próprio e retratadas artisticamente através dos quadrinhos”, detalhou o empreendedor cultural Fábio Cerqueira. O evento online contará com a presença do Mestre Gajé e convidados.

O Projeto “Capoeira em Quadrinhos” foi contemplado pelo prêmio “Jaime Sodré de Patrimônio Cultural”, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo (Governo Federal). Mais informações sobre como ter acesso gratuito à revista física ou ao exemplar digital em PDF serão disponibilizadas após o evento de lançamento através do e-mail colecultcoletivocultural@gmail.com.

Idealizadores – Nascido em Feira de Santana e radicado em Salvador, o empreendedor cultural Fábio Cerqueira produz ações culturais com viés social há mais de 10 anos. Em 2014, ele idealizou e fundou a Cerqueira Produções, com objetivo de desenvolver e executar projetos que contribuam para a educação, o desenvolvimento, a qualidade de vida e a justiça social da população. Entre os projetos assinados por ele, destacam-se: Uma Tarde no Museu; História de Raiz; Quem Conta um Conto; História de Terreiro, dentre outros realizados com recursos próprios, em parceria com empresas privadas ou por meio de editais públicos estaduais e municipais.

Também idealizadora de “Capoeira em Quadrinhos”, a capoeirista, socióloga e fundadora da Colecult – Coletivo Cultural, Dayse Simplício, reúne diversas experiências como coordenadora, organizadora e/ou produtora de festivais, encontros e eventos culturais e de formação. Entre esses, destacam-se: III Conferência Municipal de Turismo do Recôncavo, encontros promovidos pela Associação Cultural de Capoeira Gangara, Encontro de Sambadeiras Mirins do Subúrbio, Projeto Estórias com Magia, Espetáculo Mama África, Projetos culturais do Afoxé Filhas de Gandhy e Encontro Infantil Arte e Capoeira no Parque, dentre outros. Dayse também é uma das idealizadoras da Cartilha de Educação Patrimonial “Brincadeira de Capoeira” e do Projeto História de Raiz. A ColeCult cuida da gestão e produção de eventos na área social, cultural, artística e acadêmica, além de prestar serviços de planejamento, organização e captação de recursos. Street Art Salvador e Casa KaêErê (Casa Amarela), apresentada na Feira Literária do Pelourinho (Flipelô), são alguns dos muitos projetos organizados pela Colecult.

Serviço

O que: Lançamento da 1ª Revista “Capoeira em Quadrinhos”
Quando: 19 de maio às 19 horas
Local: Intagram (@cerqueiraproducoes)

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *