Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados na Bahia, em 2020, 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 casos na Capital. Durante o Outubro Rosa, mês em que as atenções estão voltadas à conscientização sobre o câncer de mama, o Salvador Norte Shopping e o Salvador Shopping engajam-se nesta campanha. Mamografia gratuitas, iluminação na fachada e o incentivo à solidariedade e autocuidado fazem parte das ações dos centros de compras.
De 05 a 24/10, a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia- Sesab estará no Estacionamento Externo do Salvador Norte Shopping para realizar, gratuitamente, mamografias. O exame é destinado a mulheres de 40 a 69 anos e o atendimento será de segunda a sábado, das 8h às 18h, exclusivamente mediante agendamento prévio feito pela própria Sesab, para que não haja aglomerações. A meta é atender 120 mulheres, por dia.
Também no Salvador Norte, as clientes que quiserem doar mechas poderão cortar o cabelo, gratuitamente, mediante agendamento prévio com o Salão Rene (Piso L1 Telefone e Whatsapp: 3251 6288). Essas mechas serão doadas ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec) e serão usadas para confecção de perucas destinadas a vítimas da doença. Uma urna foi instalada no Espaço Cliente – Piso L2 para receber leite em pó e fraldas infantis que serão destinados ao Hospital Aristides Maltez. A ação é uma parceria com o projeto Toque de Amor.
Outras ações | Os shoppings também incentivarão a solidariedade através de suas plataformas online. A Naspec foi cadastrada no www.salvadornorteonline.com.br e no www.salvadorshoppingonline.
Nas redes sociais dos dois shoppings, posts e vídeos incentivarão o autocuidado e autoexame feminino, ressaltando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Neste mês, o Salvador Shopping estará com a fachada com iluminação rosa lembrando a necessidade de prevenção contra a doença. Os banheiros femininos receberão laços alusivos à campanha.
Foto divulgação |