O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Pré-vestibulandos do Colégio Franciscano Pio XII participam de desafios online para exercitar habilidades

 

Foto Divulgação / PIO

Estudantes são desafiados por meio de metodologias ativas e colaborativas a solucionarem problemas, ganhando protagonismo e segurança para enfrentar os exames de acesso ao Ensino Superior; encontros acontecem de maneira remota fora do período de aulas

 

Nesse semestre, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, dará continuidade, de modo virtual, ao projeto Ilumina, que propõe, aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, um preparo que passa pelo desenvolvimento cognitivo e emocional para o vestibular e ENEM, porém, em formato de jogo.

 

Os estudantes são divididos em grupos para a resolução de problemas complexos na disciplina de Matemática e trabalham com dinâmicas e estratégias que visam o relaxamento, a concentração, o equilíbrio, o rendimento mental e a aprendizagem e jogos para treinos da administração do tempo e identificação dos níveis de questões. Neste ano, integra-se à proposta o objetivo de intensificar o protagonismo dos jovens. No formato à distância, trabalhado via videoconferências, eles de subdividem em grupos por escolhas, como exatas, biológicas e humanas e contam com um tempo para pesquisar, descobrir e procurar soluções para os desafios e posteriormente estabelecer as conexões com os conteúdos junto à turma.

 

“Os estudantes treinam a administração do tempo, discutem processos, repensam soluções e ficam motivados para estudar. As dinâmicas também auxiliam na autoconfiança e no relaxamento, ajudando os jovens a extravasarem a tensão pré-vestibular”, comenta Willian Bala, professor de matemática do Ensino Médio, responsável pelo Ilumina.

 

Viviane Direito, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio, explica que o objetivo é intensificar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Quando os estudantes percebem que são capazes de solucionar problemas complexos por meio de diversos raciocínios e por conta própria, a autoconfiança cresce. O professor assume o papel de mediador – com propostas baseadas em metodologias ativas bem estruturadas e intencionais, conduz os jovens a trilharem seus caminhos em busca de seus sonhos”, diz.

 

O projeto, que tem recorde de presença dos alunos, é opcional, semanal, ocorre no contraturno e continua até o final do ano letivo.

 

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

 

 

Informações para a imprensa – Colégio Franciscano Pio XII:

COMMUNICA BRASIL

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br – (11) 98672-6959

Fátima Robustelli – fatima@communicabrasil.com.br – (11) 94169-7148

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br – (11) 99173-9120

www.communicabrasil.com.br  




Fabio Almeida

Tenho 38 anos, nascido em Salvador/Ba, um soteropolitano nato. Jornalista de profissão sigo o compromisso e responsabilidade com a verdade e apuração dos fatos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *